Agenda

A Maratona acontecerá no período de 23 de setembro de 2019 a 25 de agosto de 2020 e será dividida em três etapas:


1ª Etapa

Inscrição e
seleção das propostas

  • 23/09 a 27/10/2019: Período de Inscrição.
  • 28/10 a 04/11/2019: Avaliação das propostas dos aplicativos pela Comissão avaliadora.
  • 06/11/2019: Divulgação das equipes selecionadas.

2ª Etapa

Desenvolvimento dos protótipos de apps, testagem e mentoria

  • 07/11/2019 a 05/06/2020: Mentoria técnica e pedagógica e sessões de tira-dúvidas.
  • 11/11/2019 a 22/11/2019: Desenvolvimento e testagem do conceito do aplicativo.
  • 25/11/2019 a 30/04/2020: Desenvolvimento dos protótipos

Aprimoramentos finais
Até 30 de abril

  • Ajustes técnicos e pedagógicos nos aplicativos para a fase de testes.
  • Desenvolvimento das hipóteses técnicas e pedagógicas e de questionários para testes dos aplicativos com usuários.

Realização de testes on-line para todas as equipes.
De 15 de abril até 15 de maio

  • Levantamento, por cada equipe, de, pelo menos, 20 estudantes de Ensino Médio de escolas públicas ou particulares para realização dos testes.
  • Envio dos aplicativos e questionários para os estudantes.
  • Compilação e sistematização dos resultados na plataforma da Maratona.
  • Ajustes nos aplicativos de acordo com o apontado nos testes.
  • Produção de apresentações e vídeos de até 2 minutos dos apps finalizados, destacando os critérios pedagógicos e técnicos previstos no regulamento.

3ª Etapa

Evento final de certificação e reconhecimento das equipes


Pitchs e avaliação dos apps
De 18 a 29 de maio

  • Apresentação virtual dos apps para comitê de avaliação composto por UNICEF (1), CENPEC (1) e Samsung (1) e mentores de outras equipes, técnico (1) e pedagógico (1). Serão mantidos os 10 min para o pitch, conforme regulamento, e 20 min para feedbacks e perguntas, totalizando 30 minutos por sessão.

Disponibilização dos protótipos
Até 5 de junho

  • Ajustes finais nos aplicativos e formalização da entrega pelas equipes na plataforma da Maratona.

Evento final
24 e 25 de agosto (a confirmar)

Sobre a maratona

A Maratona UNICEF Samsung reúne estudantes, professores, programadores e designers com o objetivo de promover o desenvolvimento de protótipos de aplicativos para dispositivos móveis para serem usados, em escolas públicas, por professores e estudantes nas áreas de conhecimento do Ensino Médio previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A Maratona é uma realização do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Samsung e tem como parceiro técnico a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX (Certificado de Autorização SECAP nº 03.005001/2019).


INSCREVA-SE JÁ!

As inscrições para a Maratona acontecerão de 23 de setembro a 27 de outubro de 2019. Para se inscrever basta fazer um cadastro, formar a sua equipe e enviar um vídeo de um minuto sobre o projeto do app. Cada equipe deverá, obrigatoriamente, ser formada por cinco integrantes com os seguintes perfis:

  • Um professor atuante em escola pública;
  • Um estudante cursando o Ensino Médio em escola pública;
  • Três estudantes (cursando Ensino Médio, técnico ou graduação) podendo ser de escolas públicas, escolas técnicas, universidades públicas ou privadas, ou de Institutos federais.




Reconhecimento

Bolsa-auxílio que será paga em cartão pré-pago,
sem função de saque, no valor de R$ 1.000,00 por participante.

  • Certificado de participação;
  • Bolsa-auxílio que será paga em cartão pré-pago, sem função de saque, no valor de R$ 1.000,00 por participante.

BNCC E ODS

Os apps deverão ser desenvolvidos de acordo com as áreas de conhecimento, competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Os ODS são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas para serem perseguidas, a nível global, até 2030 em temas como pobreza, fome, saúde, educação, igualdade de gênero e meio ambiente.

Conheça as áreas de conhecimento da BNCC para o Ensino Médio.


LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS


Artes

Educação Física

Língua Inglesa

Língua Portuguesa

A área tem a responsabilidade de propiciar oportunidades para a consolidação e a ampliação das habilidades de uso e de reflexão sobre as linguagens – artísticas, corporais e verbais (oral ou visual-motora, como libras, e escrita) –, que são objeto de seus diferentes componentes. O foco da área está na ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes linguagens; na identificação e na crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando seu poder no estabelecimento de relações; na apreciação e na participação em diversas manifestações artísticas e culturais e no uso criativo das diversas mídias.


MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS


Matemática

A área tem a responsabilidade de propiciar oportunidades para a consolidação e a ampliação das habilidades de uso e de reflexão sobre as linguagens – artísticas, corporais e verbais (oral ou visual-motora, como libras, e escrita) –, que são objeto de seus diferentes componentes. O foco da área está na ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes linguagens; na identificação e na crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando seu poder no estabelecimento de relações; na apreciação e na participação em diversas manifestações artísticas e culturais e no uso criativo das diversas mídias.


CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS


Biologia

Física

Química

A área de Ciências da Natureza deve contribuir com a construção de uma base de conhecimentos contextualizada, que prepare os estudantes para fazer julgamentos, tomar iniciativas, elaborar argumentos e apresentar proposições alternativas, bem como fazer uso criterioso de diversas tecnologias. Propõe que os estudantes possam construir e utilizar conhecimentos específicos da área para argumentar, propor soluções e enfrentar desafios locais e/ou globais, relativos às condições de vida e ao ambiente


CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS


Filosofia

Geografia

História

Sociologia

A área propõe a ampliação e o aprofundamento das aprendizagens essenciais desenvolvidas até o 9º ano do Ensino Fundamental, sempre orientada para uma educação ética. Entendendo-se ética como juízo de apreciação da conduta humana, necessária para o viver em sociedade, e em cujas bases destacam-se as ideias de justiça, solidariedade e livre-arbítrio, essa proposta tem como fundamento a compreensão e o reconhecimento das diferenças, o respeito aos direitos humanos e à interculturalidade, e o combate aos preconceitos.


SAIBA MAIS SOBRE
AS ÁREAS DO CONHECIMENTO


Conheça os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.




CONHEÇA MAIS SOBRE OS ODS


EDIÇÃO 2018

Conheça os projetos e veja como foi
a primeira edição da Maratona UNICEF Samsung


Iniciativa

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